29 comentários em “O sem sentido novo padrão de tomada.

    1. Esse novo padrão prima pela segurança de utilização, e sem dúvidas é o padrão mais seguro do mundo, e eu não me surpreenderia se em breve outros paises adotem essa tomada como padrão.

  1. Bom, para começar vamos deixar claro que este padrão brasileiro é muito mais eficiente e seguro do que aqueles adotados em outros países. Eficiente porque acaba com o grande número de modelos padronizando e evitando gastos com adaptadores. Seguro por que com este novo modelo o risco de choque elétrico acidental especialmente por criança é praticamente nulo.

    Temos que acabar com essa idéia de que o produto estrangeiro é melhor do que o nacional. Somos uma nação com grandes cientistas e profissionais altamente capacitados que sempre tem demonstrado seu valor em todas as áreas do conhecimento. Lembra quando a coisa de 10 anos estava no auge as pesquisas para desvendar o genoma humano? O grupo de cientistas brasileiras estava muito mais avançado. A atual revolução nos games, esta sendo liderada pelo brasileiro Alex Kipman, que pretende aposentar os tradicionais controles de mão.

    Da mesma maneira nossos compatriotas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) deram uma contribuição generosa para todos nós, criando um novo padrão de tomada muito mais segura e que pretende acabar com todos os outros modelos que disputavam o mercado. Lembro que muitas vezes encontrei dificuldade para encaixar a tomada de um ferro elétrico por que o padrão de tomada mais próxima não era compatível com a tomada do aparelho.

    A adaptação ao novo modelo será gradual e ainda por algum tempo será necessária a utilização de plugues adaptadores, contudo com o novo padrão todos os novos aparelhos já serão fabricados com um único padrão e em algum tempo não haverá mais os modelos antigos. Na Biblioteca onde trabalho, acabamos de instalar 29 tomadas para as novas cabines de estudo individual, todas já no novo modelo. Agora o próximo passo é trocarmos todas tomadas dos modelos antigos para o novo modelo para estamos de acordo com o novo padrão.

    Portando, o novo padrão faz muito sentido…

    E mais, concordo com o Marcio (setembro 6, 2010 às 11:46 am) quando disse: “não me surpreenderia se em breve outros países adotem essa tomada como padrão.”

    1. Só pode ser dono, parente de dono ou funcionário de alguma empresa fabricante de tomadas?
      Que o Brasil é o país dos absurdos e dos ridículos, não é surpresa alguma, tanto é que vamos gastar rios de dinheiro (com o povo brasileiro na miséria, e os únicos que não veem a miséria nesse país miserável é o PT) para realizar uma copa do mundo, sendo que o único objetivo dela ser aqui é justamente mais uma forma de tomar dinheiro dos cofres públicos. Não muito diferente desse padrão ridículo de tomadas, feito apenas para fazer empresa fabricante e consumidor gastar com adaptadores e tomadas.
      Falar de segurança ou qualquer outra desculpa, não justifica, tanto que foi um decisão unilateral, pq as pessoas, o povo em geral, não foi consultado.
      Aí vem um cidadão na net dizer que faz sentido?
      Ainda escreve: “Agora o próximo passo é trocarmos todas tomadas dos modelos antigos para o novo modelo para estamos de acordo com o novo padrão.” Está ou não está, de alguma forma, lucrando com essa palhaçada?
      Produto nacional é melhor que estrangeiro? A qual produto se refere? Banana?
      Computadores, caixas de som, receivers, TVs, home theater, video games, carregadores em geral… para cada um terermos que ‘comprar’ um adaptador, ou adquirí-los da excelente indústria nacional, não é?
      Errar é humano, mas persisitir no erro, ou querer justificar um erro, é burrice.
      Bom, não era de se esperar que um Bibliotecário, e Baiano, fosse ‘expert’ no assunto, num lugar onde o emprego público é a oitava maravilha do mundo.
      Vindo de palhaços, palhaçada… para uma platéia idiota que assisti e não se manisfeta, por não ter capacidade intelectual nem razões emocionais ou patriotas.
      Tomada no povo!

      1. Caro amigo você agora estar se expondo ao ridículo, pois, você não acompanha a evolução tecnologica, e sim, atribui guerra politica e desvalorização do seu pais, amigo seja você mesmo deixe de engrandecer aqueles que não te dão valor até parece que você é idiota.

      2. Cara voce acha que o Brasil é ruim assim, suma daqui não precisamos de idiotas como voce, vai lá para os pais que voce acha que são bom é mora e morra por lá.
        Mas antes só faz uma ” busca”, não nas suas “boas fontes” e descobrirá um pais que tem alta capacidade cientifica mas idiotas como voce sempre estão dificultando a evolução do pais.

      3. Para começar, a resposta à sua 1° pergunta: não. (Óbvio)
        Você foi incoerente ao dizer: “tanto que foi um decisão unilateral, pq as pessoas, o povo em geral, não foi consultado.” e depois “Vindo de palhaços, palhaçada… para uma platéia idiota que assisti e não se manisfeta, por não ter capacidade intelectual nem razões emocionais ou patriotas.”. Você reclama que o povo não foi consultado, mas o desqualifica.
        Outra coisa: “Bom, não era de se esperar que um Bibliotecário, e Baiano, fosse ‘expert’ no assunto, num lugar onde o emprego público é a oitava maravilha do mundo.” Um baiano pode, sim, ser um expert no assunto. Desqualificar os baianos dessa forma é crime previsto em lei.
        No mais, acho que você tem razão.

    2. Outra coisa esses idiotas ao invés de adotar um padrão, criaram dois, o de 10a e o de 20a. Certamente alguém deve ter ficado muito rico!

  2. Só para atualizar definitivamente esta post, este modelo já foi adotado por toda a comunidade européia (exceto os ingleses). Os aparelhos comprados mesmo nos EUA, por isso, vem com adaptadores para este modelo, portanto o pioneirismo brasileiro, sempre criticado por nós mesmos, acabou vencendo.

  3. O modelo universal é muito mais sensato e igualmente seguro. Ainda não entendi (e nem aceitei) esta mudança. Sei que isso não faz a menor diferença, afinal a decisão já foi tomada e implementada, mas continuo protestando.

  4. Trabalhando há 41 anos em eletro/eletrônica, a princípio achei que o Brasil estava indo na contramão e protegendo alguns grupos. Hoje dou a mão à palmatória: o Brasil está certo e lá fora eles devem ter se recriminado por não terem pensado nisso antes. É difícil para muitos brasileiros reconhecerem a inteligência nacional, pois se baseiam em suas histórias pessoais.
    O novo padrão mantem a tomada mais fixa (tres pinos e a proteção lateral) reduzindo a possibilidade de mau contato. Evita choques e é bonita.

  5. Nem vou entrar em detalhes, tem muito ignorante num post só. Essa tomada não foi invenção brasileira. Favor pesquisarem decentemente. Tenho aparelhos de 40 anos atrás (trazidos do exterior pelo meu avô, que era piloto de avião) com esse mesmo padrão.

    Não vou deixar o país, pois quem quiser realmente saber consegue achar a orígem em menos de 5 minutos de pesquisa.

  6. Sempre tive uma visão, talvez, bem particular da implementação deste padrão de tomada… Mas gosto de ler opiniões sobre o assunto e cada vez me convenço mais do quanto o padrão é vilão e mocinho para as pessoas…

    Primeiro li que o “padrão prima pela segurança de utilização, e sem dúvidas é o padrão mais seguro do mundo”. Fico curioso em saber que/quais estudos científicos (aí incluo só os sérios!) a pessoa (ou as pessoas que concordam com essa opinião) se basearam para lançar tal pérola… Além, quais estatísticas forneceram base de comparação entre a segurança do padrão “A” em relação ao padrão “B”, por exemplo?

    Depois li um comentário onde – erroneamente – associa-se “eficiência” com o número (ou a diminuição deste) de modelos disponíveis… Eficiência não tem nada com isso! E vale lembrar que, mesmo assim, há dois padrões ABNT NBR 14136: o de 10A e o de 20A!!

    Mais adiante, fala-se em prevenção de choque elétrico (principalmente para crianças): há um certo espaço para filosofar sobre o assunto, uma certa lógica embutida no fato dos contatos metálicos serem mais profundos e tal… Mas… meu sobrinho levou um choque porque enfiou o palito (babado) do pirulito no orifício da nova tomada… NENHUM PADRÃO SUBSTITUIRÁ O ZELO DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS! E não nos esqueçamos dos cuidados extras que devemos ter, tais como protetores plásticos, para evitar dedos curiosos infantis… Além, se a segurança das crianças fosse a justificativa para o novo padrão, 99% das coisas que temos em casa DEVERIAM SER REAVALIADAS… (Fogões, produtos de limpeza, mesas com quinas “vivas…) Como já escrevi, nada substitui a tutela vigilante e ativa dos responsáveis. Agora, mudar TODA UMA PRÁTICA DE USO DE TOMADAS – E NOVOS INVESTIMENTOS/GASTOS – POR ESSE MOTIVO, PARA MIM, É IR LONGE DEMAIS.

    Outra: a ideia não é de “que o produto estrangeiro é melhor do que o nacional”, o problema é quando “gênios” tupiniquins subvertem todo um conceito concreto (já solidificado) em outros lugares do mundo (sério) para mostrar que temos “capacidade”: a consequência não é insignificante e essa necessidade de autoafirmação brazuca não sai de graça! TODOS PAGAMOS A CONTA!!! (Alguém se lembra da ideia dos “gênios” brasileiros daquela “maravilhosa” maletinha de primeiros socorros obrigatória, por algum tempo, em todos os carros?! – A ideia foi dos tais gênios, mas quem pagou – e jogou dinheiro fora – foi todo mundo!)

    Falou-se da “dificuldade para encaixar a tomada de um ferro elétrico”… Ah! Mas hoje em dia mais ninguém tem esse problema!… (rsrsrs) Acho que não é bem por aí não… Dificuldade, agora, tenho eu, por exemplo, com aquecedor elétrico cujo plugue é 20A (modelo novo) e as tomadas próximas são de 10A (modelos novos também)!!! Continuaremos/(Vocês) Continuarão tendo problemas porque, agora, onde se instalar uma tomada de 10A ter-se-á que instalar uma de 20A também… Senão, sofrerão com o ferro elétrico e com o aquecedor portátil também!!!… Arf!
    (E um lembrete: quando formos para o exterior, lembremo-nos de levar toda a parafernalha possível de adaptadores pois esqueceram de avisar ao resto do mundo para atualizarem-se à nossa nova realidade!)

    Uma coisa é verdade: “a adaptação ao novo modelo será gradual”. Porque, infelizmente, não há para onde fugir! Mas não é uma adaptação que se faz feliz da vida, para ter-se um ganho de qualidade de vida mas, sim, por uma imposição!

    Aprecio o esforço e, até, divirto-me também, de ir-se até ao genoma humano para justificar as novas tomadas/plugues! Só esqueceram-se de dizer que se o paralelo entre as duas situações fossem tomadas (sem trocadilho, por favor! rsrsrs) à risca, seríamos hoje TODOS alienígenas, já que os “gênios” brasileiros iriam alterar a estrutura genética – DIGA-SE DE PASSAGEM, APROVADA POR DEUS – e nos transformaríamos em algo completamente diferente!

    Outra observação interessante que fizeram é “que fixa mais”… Desculpe-me discordar mas, tirando os produtos falsificados, nunca vi um plugue que ficasse frouxo… Tenho equipamentos Brastemp, Philips, Sony, LG, Panasonic (sim! tenho um videocassete! rsrs), HP ect e NENHUM DELES demonstra falha de contato ou fica, digamos, “instável”.

    Em uma “mea culpa”, tenho certa resistência a achar que só porque é “evolução tecnológica”, é bom. Um breve e modestíssimo exemplo: tenho uma impressora jato de tinta maravilhosa (HP 930c). Aí, comprei uma laser HP 2035n. Esta última não imprime bem em papel vergê, por exemplo; mas a “old and faithful” HP 930c, sim! Com isso eu quero dizer que deve-se ver com critério e objetividade toda e qualquer novidade que apareça por aí… Além, o que pode ser “evolução” para uns, pode ser “retrocesso” para outros…

    Por fim – e, desde já, agradecendo muito a quem teve a curiosidade de ler até aqui – essa estória, de novo padrão de tomada, parece-me um pouco com aquele conto chamado “A Nova Roupa do Rei”… Talvez ainda apareça alguém que faça o papel da criança que viu que o Rei, na verdade, estava era simplesmente NU…

    Escrevi tudo isso não para mudar a opinião de ninguém nem querer ser (e não me acho) o dono da verdade… Apenas quis contribuir com o post, dando a minha opinião.

    Abraço a todos!

  7. Continuo achando ilógico e desnecessário. Continuamos usando adaptadores e continuamos tendo que fechar a tomada para impedir a introdução de objetos. É feia e menos versátil que os modelos anteriores.

  8. Bairrismo FDP desses brasileiros!!!
    Num país quebrado cheio de dividas em crescimento com tantos outros problemas acham que padronizar uma coisa irrelevante é um grande feito!
    EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PRA MIM é algo novo que pode se usar o velho!!!
    Segurança?!
    Segurança é o que o povo precisa na rua, o que as crianças precisão para poder brincar numa praça que a muito tempo não tem!

    1. Exatamente o padrão brasileiro é muito melhor e muito mais seguro, principalmente com crianças, sabe quem reclama? são os fabricantes de tampão de tomada que agora são inúteis!!

  9. Tem 6 tipos de tomadas na imagem cada região tem seu próprio padrão, o Brasil fez o mesmo! Não sei o porque de tanta discussão, as tomadas usadas aqui antigamente não eram seguras, quantas crianças levaram choque nessas tomadas… e tinha varias sem padrão nenhum, foi boa a mudança mas tem sempre os retrógradas pra reclamar, nada pode mudar tem sempre que continuar na mesma, mesmo que seja ruim!!

  10. Ninguém sabe “quantas crianças levaram choque nessas tomadas…” porque não existem estatísticas a esse respeito. Além do mais, o “novo”(?) padrão não impede nem dificulta a inserção de objetos nas tomadas. O modelo universal (o sexto na figura) não só era suficientemente seguro como era muito mais lógico e adaptável aos vários tipos de flechas existentes, que não foram extintos. Em vista disso, passamos a usar um número maior de adaptadores. Se se queria aumentar a segurança, bastava exigir que as flechas produzidas no Brasil o fossem com apenas metade do corpo energizável. Mesmo que isso não mude nada, passados 6/7 anos da mudança, continuo achando o “novo”(?) padrão inferior ao modelo universal, inadequado e implementado somente por razões políticas, sequer econômicas foram (a indústria não gostou de trocar as matrizes de produção).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.