Hoje dia 04 de maio, foi lançado a versão 3.0 da biblioteca TBB Threading Building Blocks. Este software permite explorar o potetincial do processamento multinucleares sem fazer magia negra e sacrifício de mídia virgem ara utilizar a programação paralela. Escrito em C++, sua função é abstrair o complexo uso da programação paralela sem contar na sua formidável compatibilidade entre as thread POSIX e Windows. O TBB se encarrega na adaptação do sofware, ou seja determinando o número ideal de threads e tornando a programação multinúcleo muito fácil. Na minha opinão, com este recurso, os programadores de alto nível podem agora possuem mais recurso para se preocupar com o sensível desempenho e otimização do software para os processdores multinucleares.
Em breve publicarei um documento descente no Viva O Linux (\o/ Yes), mas por enquanto, deixo a seguir o meus testes laboratoriais:
Release: http://www.threadingbuildingblocks.org/uploads/78/154/3.0/CHANGES.txt Download: http://www.threadingbuildingblocks.org/uploads/78/154/3.0/tbb30_018oss_src.tgz
Receita de bolo:
Requisitos:
- 5 xícaras de café (adoçe a vontade);
- Uma distribuição Linux instalada;
- Conexão com a internet.
$ wget http://www.threadingbuildingblocks.org/uploads/78/154/3.0/tbb30_018oss_src.tgz $ tar -zxvf tbb30_018oss_src.tgz $ make $ cd examples/ $ make
Fonte: http://www.threadingbuildingblocks.org/
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=215303
4 comentários
Comments feed for this article
maio 4, 2010 às 3:45 pm
Marco
Garanto que o cafe fica melhor sem acucar…
maio 5, 2010 às 2:10 pm
Filipe Saraiva
Olá Cabelo, tudo bem?
Esta biblioteca é tem melhor desempenho que a implementação OpenMPI? Será que ela funciona bem em Clusters ou processadores não-Intel?
Fiquei curioso, irei experimentá-la.
Abraços.
maio 5, 2010 às 3:33 pm
Pedro
Filipe,
OpenMPI = múltiplos processos, não múltiplos threads
TBB = múltiplos threads, não múltiplos processos
Não dá pra distribuir múltiplos threads em cluster, porque os threads ficam todos em um único processo.
junho 16, 2011 às 6:07 pm
openCV, TBB e GPU (programação multinúcleo) « Inteligência Coletiva:
[…] a processar mais de 170 FPS. Tudo isto em função da programação paralela. Escritoem C++.O TBB se encarrega na adaptação do sofware, ou seja determinando o número ideal de threads e tornando […]