Catastrófico: Malware indetectável em GPU

Um projeto acadêmico vendido em um fórum hacker deixará o mundo em dias piores. Os CRACKERS infelizmente avançaram sem precedente, estão em posse de uma técnica que permite instalar malware nas memória da placa de vídeo.

Com isto nenhum ANTIVIRUS detecta a presença do programa malicioso. O método não é inovador, mas prova de conceito foi vendida a um hacker abrindo uma janela enorme de preocupação. Pois invasões mais avançadas aparecerão e serão indetectáveis com os métodos atuais.

Uma descrição sucinta descreve a metodologia de funcionamento no buffer da GPU tornando possível a execução diretamente na VRAM. O método funciona atualmente somente Windows com o framework OpenCL 2.0 ou superior testadas em GPUs Intel, AMD e Nvidia.

Fonte: Bleeping Computer e Adrenaline
Fonte: vx-underground

Em 2013 na Grécia, pesquisadores do Instuto de Ciência da Computação mostratam uma técnica para hospedar um keylogger ( paper aqui: http://www.cs.columbia.edu/~mikepo/papers/gpukeylogger.eurosec13.pdf) . Em 2010, pesquisadores demonstraram tecnicas onde desenvolvedores de malware poderiam tirar proveito do poder computacional da GPU https://ieeexplore.ieee.org/document/5665801 .

Resumindo, a probabilidade do surgimento de dias piores é praticamente inevitável. Independente do meu favoritismos tecnológico, as corporações deveriam minimizar ao máximo o uso de Windows em equipamentos que lidam com o core business da empresa. Pois e probabilidade de ataque em Linux é menor mas não Zero. Pois sem boas práticas de seguranças na operação do dia a dia, não existe sistema que projeta as respectivas informações.

Fonte: https://www.bleepingcomputer.com/news/security/cybercriminal-sells-tool-to-hide-malware-in-amd-nvidia-gpus/

Um comentário em “Catastrófico: Malware indetectável em GPU

  1. As tecnologias avançam para o bom uso ou para o mal uso….o único que pode parar está disputa e o homem…se fizer o bom uso da mesma…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.