3caa-222x300“A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a resolução que define as regras para o uso da tecnologia Power Line Communications (PLC). O documento delimita o uso da rede de distribuição para fis de telecomunicações. Isso deve garantir a estabilidade e qualidade do serviço, além de manter um preço compatível das tarifas.

A resolução também traz uma clausula informando que as empresas que prestarem serviços com a tecnologia PLC não devem comprometer a qualidade do fornecimento de energia. Caso haja necessidade de investimento em infra-estrutura, o custo ficará por conta da própria companhia.

Uma das vantagens do novo formato é a possibilidade de utilizar a rede atual para fazer a transmissão de dados, sem que haja a necessidade imediata de expandir ou adequar a estrutura existente. Por exemplo, a agência prevê que o aluguel dos fios para as empresas de internet por ajudar a reduzir as taxas de eletricidade.”

Fonte :  info  plantão.

Você usará esta tecnologia um dia… Porém como toda inovação, possui muitos “bugs”,logo paciência é preciso até atingir o seu estado de maturidade. A rede elétrica evoluiu muito mas não o suficiente para não trazer problemas :(  …  Mas são problemas contornáveis até um certo ponto. E com certeza, grande parte da reclamação será culpa do usuário.

Pois quando assistimos um noticiário na TV e ligamos o liquidificador, derivamos automaticamente na interferência na imagem do televisor,  ou seja  os chuviscos ( principalmente em residências com circuito monofásicos ). Vale apena ressaltar que alguns  equipamentos geram interferências até em circuitos trifásicos! Então, não preciso nem dizer a qualidade da internet neste cenário…
img-3aec6c93
Vantagens:

  • Facilidade de implantação (já possuimos energia em casa);
  • Praticidade (basta ligar na tomada);
  • Taxa de transmissão 200Mbps;
  • Segurança : DES 56 bits;
  • Interface Ethernet, USB e wireless;
  • Dispensa o uso dos ‘leituristas’.

Mais informações AQUI!