Saudades da sua infância? Que tal aproveitar um pouco do seu tempo livre para relembrar o gostinho de jogar Atari?  Para quem não sabe,  o Atari 2600 foi lançado em 1978 nos Estados Unidos e cinco anos depois chegou ao Brasil  em 1983.

Se você ainda não tinha nascido na década de 80, é provável que conheça o Atari apenas por meio de fotos na internet. O precursor dos videogames é tão antigo que é anterior até mesmo à popularização da rede mundial. Encontrar um console em boas condições é tarefa quase impossível, mas pelo menos dá para conhecer os games velhos com o Stella.

O videogame de 2ª geração – para se ter uma ideia, o PS3 integra a 7ª – possuía uma quantidade de títulos impressionante que você pode testar no Stella. Tudo o que você tem a fazer é vasculhar a web atrás dos chamados ROMs.

Emulador de Atari

Pitfall, River Raid e o conhecido Pac-Man são três das centenas de títulos de sucesso do Atari. Todos os jogos têm gráficos e efeitos sonoros limitadíssimos se comparados aos games atuais, mas oferecem diversão de sobra. O Stella reproduz com fidelidade os jogos para você matar a saudade ou conhecer o passado.

O Stella inclui um menu de configuração cheio de opções para você adaptar os jogos ao seu estilo. Se o que você quer é diversão, não precisa mudar nada. Abra o Stella, acesse a lista de jogos e prepare-se para voltar ao tempo dos controles com apenas um botão.

Publiquei  no  Viva O Linux, um  artigo explicando sobre o  projeto, confira AQUI. Para  instalar no OpenSuse 11.1, basta clicar  no  link a seguir:

install