
O You.com está adotando uma estratégia diferente para avançar no mercado de busca do Google. O diferencial da startup, é a busca na web contar com recursos baseados em aplicativos, que podem em forma de widgets interativos ou informativos. Ao procurar por gerador de imagem, um chat/linha de comando será disponibilizado utilizando Stable Diffusion.
Após um ano construindo mais de 200 desses aplicativos, o You.com agora está permitindo inserção de aplicativos de terceiro no mecanismo de pesquisa. Richard Socher, fundador e CEO da You.com, diz que o objetivo é criar um rival do Google mas aberto para os desenvolvedores e mais customizável para o usuário final.
O buscador deve decidir se um aplicativo é importante baseado na consulta solicitada. A questão semântica dificulta muito esta proposta. Por exemplo, quando o usuário digita uma consulta com a palavra“banco”, não pode garantir o resultado ideal. Pois determinar Banco como instituição financeira e banco como assento, não é uma tarefa tão trivial.
Existe também tem um tipo de loja de aplicativos, que aparece na parte inferior de cada página após os resultados. Este recurso nem sempre funciona da maneira adequada. Com o tempo, os algoritmos aprenderão com o comportamento dos usuários, e o site ficará melhor ao indicar e exibir os aplicativos ideais para uma determinada consulta. Assim os desenvolvedores que criarem os aplicativos mais úteis que agregam valor, serão recompensados.
O You.com não esta no estado da arte, o tempo de consulta é lento comparado ao Google. Mas existe um recurso muito atraente na ideia, ser um mecanismo de pesquisa expansível, que devolver resultados avançados baseados em aplicativos e serviços de que você realmente considera útil. Se o You.com conseguir trazer a atenção dos desenvolvedores, poderá existir uma alternativa do Google que valha a pena usar por outros motivos além da privacidade.