
Imagem gerada por IA.
Os atacantes estão explorando uma vulnerabilidade crítica (CVE-2022-47986) na solução de transferência de arquivos centralizados IBM Aspera Faspex para invadir organizações.
Sobre CVE-2022-47986:
O IBM Aspera Faspex oferece uma solução para a troca de arquivos entre os colaboradores de uma organização, possibilitando a transferência deles de forma ágil e segura. Esta ferramenta da Aspera utiliza um servidor central para realizar o envio e o recebimento dos arquivos.
Um ataque remoto pode explorar a vulnerabilidade CVE-2022-47986, que é uma falha de desserialização YAML, enviando uma chamada de API especialmente criada. Esta vulnerabilidade afeta o IBM Aspera Faspex 4.4.2 Nível de Patch 1 e versões anteriores, permitindo a execução de código arbitrário.
No final de janeiro, a IBM avisou de uma vulnerabilidade crítica no Aspera versões 4.4.2 Patch Nível 1 e anteriores. De acordo com a Caitlin Condon, pesquisadora de segurança da Rapid7, o Aspera Faspex é normalmente instalado em servidores locais, e algumas organizações não tomaram as medidas adequadas para fechar a brecha de segurança quando o IBM lançou os patches.
Infelizmente para eles, a pontuação da vulnerabilidade foi elevada para 9,8 (max 10), para refletir melhor a sua gravidade. Mais importante ainda, Max Garrett, o pesquisador que a descoberta, compartilhou os detalhes técnicos e o código de exploração de prova de conceito.
Exploiting CVE-2022-47986
Os atacantes começaram a explorá-lo quase imediatamente e não pararam desde então. Em Março, a SentinelOne detectou ataques com o ransomware IceFire em sistemas Linux em empresas na Turquia, Irã, Paquistão e Emirados Árabes Unidos. Desde então, a Greynoise vem monitorando vários esforços de exploração.
Os administradores da empresa são aconselhados a atualizar imediatamente o seu servidor IBM Aspera Faspex.