
A revolucionária startup Stability AI, famosa por seu modelo de geração de imagens Stable Diffusion, chama a atenção com a divulgação de seu mais recente projeto, StableStudio. Trata-se de uma edição de código aberto do seu software de design comercial baseado em IA, o DreamStudio. Esse passo estratégico se alinha com a meta da empresa de promover o desenvolvimento colaborativo e se manter na vanguarda do dinâmico setor de IA generativa e arte, um ritmo que muitas vezes supera as iniciativas de empresas individuais e seus softwares proprietários. Esta ação também é vista como uma estratégia para capitalizar os investimentos recentes de gigantes tecnológicos como Google, Microsoft e Amazon.
A empresa acredita que um desenvolvimento de código aberto, colaborativo e voltado para a comunidade poderá facilitar a expansão da IA generativa. Eles compartilharam sua visão de trabalhar com a comunidade em geral para desenvolver a interface de usuário mais eficaz, concedendo aos usuários controle total sobre o potencial criativo da IA generativa.
Inicialmente projetado como um estúdio de animação para o modelo de arte AI generativa de código aberto Disco Diffusion, o DreamStudio gradualmente se reinventou e passou a focar na geração de imagens com a introdução do Stable Diffusion. Esta mudança de foco colocou o DreamStudio em uma disputa acirrada com outras plataformas de geração de imagens concorrentes, como Midjourny e NightCafe.
Embora StableStudio e DreamStudio tenham várias semelhanças, também apresentam diferenças significativas. StableStudio não compartilha marcas ou recursos específicos de conta do DreamStudio, como cobrança e gerenciamento de API. Além disso, as chamadas de API de back-end foram substituídas por um sistema de plug-in.
Apesar de StableStudio compartilhar uma visão de desenvolvimento colaborativo, alguns críticos enxergam o lançamento do StableStudio como uma tentativa da Stability AI de externalizar o desenvolvimento do DreamStudio para a comunidade de código aberto. Embora este ponto de vista não seja totalmente sem fundamento, é verdade que a Stability AI está sob grande pressão para monetizar suas diversas iniciativas, que abrangem arte, animação, biomedicina e áudio generativo.
Emad Mostaque, CEO da Stability AI, sugeriu a possibilidade de uma oferta pública inicial (IPO) para a Stability AI. Curiosamente, apesar de ter arrecadado mais de US$ 100 milhões em capital de risco em outubro do ano anterior, com uma avaliação superior a US$ 1 bilhão, conforme postagens recentes no Stability Ai indicam que a empresa precisa acelerar a geração de receitas, já que seus recursos financeiros estão sendo rapidamente consumidos.
Essa nova estratégia representa um desafio para a Stability AI. Diferente do Stable Diffusion, que não foi desenvolvido internamente pela empresa, mas em parceria com organizações de pesquisa, a Stability AI se concentrou principalmente em fornecer acesso à nuvem para o poder computacional necessário para treinar modelos de IA, em vez de desenvolver seus próprios modelos.
Essa abordagem está mudando constantemente. Há algumas semanas, a Stability AI anunciou o lançamento de um conjunto de modelos de IA para geração de texto, com o objetivo de competir com sistemas como o GPT-4 e o ChatGPT da OpenAI. Além disso, a Stability AI lançou o Stable Diffusion XL (SDXL), uma versão avançada do modelo original com melhorias significativas, como a geração de mãos.
A decisão ousada da Stability AI de tornar seu projeto de código aberto está estrategicamente alinhada com os esforços contínuos da empresa para garantir mais financiamento. Com o passar do tempo, observaremos como essa mudança irá afetá-los.
Código Fonte: https://github.com/Stability-AI/StableStudio