IA para o setor de Saúde.

O paper “Developing Resource-Efficient Clinical LLMs for Brazilian Portuguese” referente aos dois Modelos de Linguagem Médica em Português conquista o prêmio de 3º melhor artigo científico no BRACIS – Brazilian Conference on Intelligent Systems, o maior evento científico de IA no Brasil!

O 𝗠𝗘𝗗-𝗟𝗟𝗠-𝗕𝗥 foi criado para geração de dados sintéticos no setor de saúde, assim contribuindo para um melhor treinamento de modelos neste setor. Neste contexto uma colaboração inovadora entre Comsentimento e HAILab-PUCPR – Health Artificial Intelligence Lab da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, surgiu a iniciativa do projeto 𝗠𝗘𝗗-𝗟𝗟𝗠-𝗕𝗥 que visa criar recursos e expandir as fronteiras do processamento de linguagem natural na área médica em português.

Baseado no Brazil Journal , o setor da saúde é um dos que mais deverão capturar os ganhos da inteligência artificial. Porém, apesar do potencial, o Brasil ainda patina na organização e até mesmo na coleta desses dados.

“Antes de falarmos de unificação de dados, de um sistema como o Open Banking para a saúde e para a IA ser mais eficaz, vamos precisar ter os dados,” disse Sidney Klajner, presidente do Einstein no evento Saúde não tem preço. Mas tem custo, realizado pelo Brazil Journal no último dia 26 de outubro.

Este modelo humildemente disponibilizo em openVINO para fazer inferência sem o uso de GPU utilizando apenas CPU e/ou NPU Intel, além de permitir o processamento em processadores antigos.

Mais informação aqui: https://github.com/cabelo/MED-LLM-BR-openvino

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.