A NVidia acaba de disponibilizar o seu pacote para desenvolvedores CUDA 4.0. Ou seja uma arquitetura de computação paralela da NVIDIA que possibilita aumentos significativos na performance de computação pelo aproveitamento da potência da GPU (unidade de processamento gráfico).

A computação está evoluindo de um “processamento central” na CPU para um “coprocessamento” na CPU e na GPU. Para permitir esse novo paradigma em computação, a NVIDIA inventou a arquitetura de computação paralela CUDA, que agora vem inclusa em GPUs GeForce, ION, Quadro e Tesla, representando uma base instalada significativa para os desenvolvedores de aplicativos. O download pode ser efetuado AQUI, já estou baixando e em breve novidades…


Como se não bastasse a notícia do CUDA, a NVidia demonstrou seu novo SoC que além de possuir 4 núcleos na CPU, apresentam mais 12 na GPU. Com isto os tablets terão capacidade de trabalhar com resolução acima do HDTV atuais. Abaixo um vídeo demonstrando o poder computacional da GPU com os 4 núcleos da CPU (belo presente de Natal).