bkpnowFonte:http://www.bbc.com/news/technology-36575687

Grande partes dos ataques do vírus Ransomware ocorrem via e-mail contendo um anexo executável malicioso “ENTÃO CUIDADO!”. Mas agora uma nova ameça chega ao mercado,  o Ransoware escrito totalmente em Javascript, (incrível como existem pessoas que vivem para praticar o mal e se aproveitar dos demais). Mas felizmente sempre existe uma contrapartida e um equilíbrio no mundo, então para ficarem menos susceptíveis aos ataque deste vírus sugiro o ownCloud para sempre sincronizar o seu backup em tempo real.

Acredito que uma das maiores ameaças no mercado digital de vírus é o Ransomware. Pois possuir muitas variantes e prejudicou muitos dos meus amigos e amigas. A solução é quase nenhuma para sistemas operacionais vulneráveis ao ataque (o que torna mais assombroso o assunto).

Com o codi-nome RAA, esta variante chega de maneira inofensiva oculta em documentos, entretanto possui a capacidade de causar bastantes danos para as empresas e pessoas fiscais criptografando os arquivos presente no equipamento.

Fonte:http://www.bbc.com/news/technology-36575687Anexado como um arquivo executável com extensão .js, o Windows permite que se arquivo seja  executa sem restrição ou alerta, com isto o  Ransomware pode abranger  milhares de pessoas no mundo. Após a sua execução o resgate em Russo é solicitado com uma quantia de US$ 250 (0,39 BTC).

Como mencione no inicio do post, backup atualizado é a solução até o presente momento, sendo assim a ferramento ownCloud é muito eficaz pois trabalha de maneira similar ao dropbox. Instruções de instalação, configuração e utilização disponibilizei em 2012 no Viva O Linux. Para finalizar produzi com o SuseStudio, uma distribuição Linux minimalista chamada BkpNow, que ja vem com tudo pré instalado.

O download da imagem ISO em CD do Backup NOW pode ser efetuada neste link GRATUITAMENTE (a senha do usuário root é linux). As próximas versões contara com o anti-virus ClamAV e um libreoffice Web.

virus2