senior01

Fui privilegiado ao participar da 9ªedição da Senior Tech 2017 que ocorreu dia 22 de setembro de 2017. Inicialmente parecia mais um evento privado convencional, onde alguns palestrantes são convidados para propagar experiências e/ou informações relevantes no contexto tecnológico seja explicitamente no setor de desenvolvimento ou não.

Entretanto para minha surpresa, me deparei com um ambiente extremamente colaborativo, que compartilha informações entre os colaboradores da corporação, sem espírito algum de concorrência. Pelo contrário, um ambiente que proporciona um nivelamento tecnológico assim obtendo um alinhamento incrível em termos de metas empresariais, desenvolvimento de produto entre outros. Pois quando todos entendem as ferramentas/tecnologias utilizadas pelo grupo, consequentemente entendem para onde e como remar na mesma direção.

Tanto importante quanto todos estes aspectos é a conscientização de todos presentes no evento , que o conhecimento atual é insuficiente amanhã. Ou seja, sempre devemos olhar para o futuro e não se acomodar devido a uma vantagem competitiva momentânea. Ressalto que inicialmente pensei que seriam palestras extremamente técnicas e para profissionais escovadores de bit. Mas a segunda surpresa, foi que o evento disponibilizou palestras técnicas sobre IoT, Resiliência em micros serviços, como também uma enorme explanação sobre Docker, mas também o evento apresentou palestras que envolviam temas filosóficos e cujo conteúdo foi extremamente refletivo pois além de envolver assuntos contemporâneos, também envolviam assuntos comportamentais e muito úteis para o nosso cotidiano como as Palestras de Luli Radfahrer sobre o Inovação e Futuro e Vânia Ferrari traz uma abordagem diferenciada e divertida sobre gestão, liderança, auto motivação.

Durante a apresentação da banda, aproveitei para demostras ao Gustavo Pantuza da Globo, alguns recursos que atualmente estou pesquisando sobre Visão Computacional com Machine Learning em tempo real no meu modesto notebook com um GPU de 2GB.

Screenshot_20170922_152050

A premiação da Hackathon Senior 2017 mostrou também o quanto a empresa apoia e incentiva desenvolvimento de aplicativos sociais, que disponibilizam recursos para um mundo melhor e não relacionado ao core bussines da empresa. Atitudes como esta tornam o time, ambiente de trabalho e a corporação forte em diversos aspectos. Pois valoriza o capital humano como também exercer o seu papel dentro da sociedade.

Ressalto também que foi um enorme prazer conhecer o Junior Nannetti, que além de um grande influenciador no mercado tecnológico, é uma excelente pessoa e participa da direção de jogos, como também é dublador de muitos personagens (em especial o Champa do Dragon Ball Super).

Não posso deixar de mencionar a mantenedora do portal Café com código, uma pessoa meiga e muito especial chamada Milena, também muito influenciadora no mundo de desenvolvedores.

Mas nada disto seria possível sem a atenção, profissionalismo e companheirismo das fantásticas Luciana Aulicino e Cristina Teresa Santos UM MUITO OBRIGADO. E contem sempre com a comunidade de Software Livre e respectivos desenvolvedores.

senior02