Muitas crianças utilizam o Educatux. Sendo assim, como militante do software livre e para o bem evolutivo destas crianças, de maneira imparcial à distribuição e/ou tecnologia favorita, disponibilizo e mantenho os pacotes para o Educatux em debian no repositório openSUSE graças ao recurso OBS. Agora nesta versão todas as crianças contam com o recurso de realidade aumenta no aprendizado e outros novos recursos, confira no meu blog as novidades até o pronunciamento oficial.

RA

“EducaTux 2018:  MUITO MAIS QUE REALIDADE AUMENTADA!

Parabéns Aderbal Botelho, o EducatuX, sistema operacional voltado para sala de aula, que conta com mais de uma centena de objetos educacionais livres e uma vasta gama de ferramentas de produtividade e criação, recebe uma nova atualização.

Foram atendidas demandas de professores, que através do OpenBoard e do OpenBroadcast contaram com um ambiente AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) com capacidade para transmitir aulas interativas e com recursos avançados de edição ao vivo, corte, colagem, chromakey entre outros. (requer processador compatível).

Também atendemos a demanda do Professor de matemática Michel Ferracini, que iniciou estudos do Jupyter Notebook e indicou essa poderosa ferramenta para nossa equipe pedagógica e de desenvolvimento.

Alessandro de Oliveira Faria (Cabelo do Viva o Linux e membro openSUSE Linux), também contribuiu nessa nova versão do EducatuX montando um repositório Debian no repositório OpenSUSE Build Service com as últimas novidades da Realidade Aumentada com Software Livre, empacotamento do LeoCad (imprima o seu brinquedo Livre) e o pacote de acessibilidade EVICAM baseado em opencv.

Bruno Gonçalves, do Big Linux, colaborou com o tema visual para o cinnamon, fontes e melhorias no desktop. O DioLinux fez sugestões quanto a detalhes do tema.

Os professores Aderbal Botelho e Robson Araújo, se comprometeram a estudar “R”, então temos um ambiente funcional com “R” Studio no EducatuX para isso.

Sheyla Acioli, pediu um Gcompris mais atualizado e livre de algumas falhas identificadas em escolas que fazem uso do EducatuX. Sugeriu também mais drives para impressoras, principalmente os modelos que fazem uso de tanques. Incluímos diversos drivers da EPSON e HP ao repositório do EducatuX para que isso não seja um problema.

Zé Maurício, que trabalha com o professor Aderbal em outro projeto, comentava que ainda faltava algo. Isso motivou a empacotar o OpenBoard e o OpenBroadcast para o EducatuX, agregando recurso de AVA, ambiente virtual de aprendizagem.

Muitos outros se inquietaram ao fato do EducatuX só disponibilizar a versão 64bits. Isso nos instigou a incluir a arquitetura i386, deixando o sistema ainda mais acessível e compatível com antigos equipamentos.

Além de tudo isso, o EducatuX trás em seus recursos nesta atualização:

Menu acessibilidade:
Onboard como teclado virtual.

Enable Viacam, controle do mouse com movimentos da cabeça ou olhos.

Menu desenvolvimento:
Fritzing, prototipagem com software livre. SonicPI, música com software livre. Scratch, programação em blocos para crianças.

Menu educativo:
Blinken para testar a memória. TuxMath, Cantor, kig, Kbrush e Geogebra para estudar matemática. Khangman, Ktoutch para estudar as palavras. Kalzium, Stellarium, Marble, Kgeography para estudar as ciências. Para o professor trazemos o OpenBoard, a melhor lousa interativa para aulas online e na sala de aula.

Menu escritório:
Suíte de escritório Libre Office para editar textos, fórmulas matemáticas, base de dados, desenhos. Também é possível visualizar documentos pdf e arquivos em formato epub.

Menu internet:
O aplicativo EducatuX é responsável por transmitir os escores de  jogos pré selecionados pela escola para a nuvem. Tem ainda o Filezilla, para usar o protocolo ftp e sftp. O Firefox para navegar na internet. Hexchat e Pidgin para bater papo online e um cliente de área de trabalho remota.

Menu gráficos:
Blender, Cura, Freecad e Leocad para trabalhar com 3d. Inkscape, Gimp e Scribus, para criar publicações impressas e online. Tem também OSAR para visualização de realidade aumentada

leocad

Menu jogos:
Tem o MineTest, para ajudar na aula de geometria e no trabalho em equipe também. Tem o FreeCiv (bom se os políticos do futuro jogasse). Tem o Neverball e o Neverputt, para ajudar a melhorar coordenação motora e noção espacial. O Tux Kart, afinal jogar com os amigos também é aprender. Jogo de xadrez 3d e o Jogo da forca também estão aqui. O gcompris com suas 141 atividades de 2 a 12 anos.  Esses são apenas os principais, tem muito mais no menu jogos para explorar, se divertir e aprender.

Menu multimídia:
VLC para assistir e ouvir. TuxGuitar para escrever e estudar partituras. O OBS para transmitir aulas inesquecíveis para internet. Cheese para controlar sua webcam. Audacite para editar áudio. Brasero para gravar cds e dvds e o OpenShot para editar vídeos.

Assim, de forma colaborativa, a ETX apresenta como será sua debian remaster  para as salas de aulas mais descoladas e abertas que sua escola pode ter.

Você pode baixar uma cópia do EducatuX  AQUI!