GPT-3 : Aparentemente a inteligência mais avançada criada pelo homem.

Nas últimas semanas a OpenAI (organização sem fins lucrativos) anunciou ao mundo o desenvolvimento do GPT-3, um grande passo evolutivo no contexto da Inteligência Artificial (se você não ouviu falar, irá em breve e muito). Uma tecnologia de interpretação de linguagem pode gerar texto, músicas, literários e muito mais. Pois apresenta um modelo de rede neural baseado em autoaprendizado por bilhões de conexões.

Esta inteligência artificial embrionária, parece ser o futuro assustador para alguns e admirável para outros. Baseado na aprendizagem de linguagem, a tecnologia aprendeu não somente programar, aprendeu inglês utilizando o processamento de muitos terabytes de dados. Resumidamente aprendeu e dominou informações disponíveis na internet (música, html, inglês etc). Com apenas alguns parágrafos de amostragem, foi possível gerar um texto no estilo poeta modernista norte-americano Wallace Stevens.

O que me chamou a atenção é como a inteligência consegue lidar com a questão semântica em textos. A arquitetura não é novidade, e sim seu tamanho. Pois o BERT LARGE (modelo de NLP) da Google tinha 340 milhões de parâmetros, a GPT-3 tem 174 Bilhões de parâmetros.

Na minha opinião, esta tecnologia é genial, mas estamos superestimando as máquinas e subestimando nossa inteligência. Então não podemos deixar este fenômeno fazer os talentos desistirem de estudar e se dedicar. Pois isto acarreta a desistência de novos talentos na área, e só aumentará a escassez no mercado.

Escrever sistema/solução não é criar linhas de código, e sim entender a demanda, os requisitos, público-alvo entre outros. O principal objetivo foi criar uma inteligência artificiai que “sirva a humanidade em qualquer aspecto”. Logo, esta AI consegue produzir textos realistas sobre qualquer tema solicitado. Em testes reais, humanos foram enganados acreditando que o texto da AI foi escrito por humano. Mas isto não significa que um humano não elabora um texto superior.

O ser humano é muito mais que um ser vivo inteligente. É um ser criativo, sentimental, espiritual e outros. E nenhuma máquina vai me substituir tão fácil, o meu espírito competitivo não permite. Mas concordo que tecnologias como esta, será uma ferramenta impressionável (meu braço direito). Veja abaixo um exemplo da tecnologia em atuação:

Na minha particular opinião o GPT-3, é como o mouse e a interface gráfica criada pela Xerox, ou seja, será inspiração para uma nova era de produtos para AI.

Mais informações: https://openai.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.