Descanse em Paz Sir Clive Sinclair, obrigado por tudo.

*

Em 16 de Setembro de 2021, com 81 anos Clive Sinclair faleceu em sua batalha contra o cancer. Sinclair não criou o computador e sim tornou o computador brinquedos disponíveis para pessoas qua não eram ricas.

A grande sacada de Sinclair, foi ele entender que poderia construir um computador e funcional com CPUs Baratas como o Z-80. Em 1980 um Sinclair Z80, apresentava 3.55MHz, 1K de RAM, 4K de ROM contendo o interpretador Basic, conexão com TV e gravador K7 para armazenamento de dados.

A primeira versão vendeu 100mil unidades, após surgiu o ZX81 com modo gráfico 64×48 pixel e uma ROM de 8k. Um curiosidade, foi que a ZX81 era mais barato que o ZX80. Com isto as vendas saltaram para 1.5 milhões de unidades.

O Sinclair é o pai da computação doméstica, e graça a ele que eu me apaixonei por programação em computadores nos cursos da Nova Era em Bebedouro interior de SP cujo proprietário era o André Medeiros.

Um comentário em “Descanse em Paz Sir Clive Sinclair, obrigado por tudo.

  1. Grande “Sir” Sinclair…. Concordo com gênero, numero e grau em sem texto meu caro “Cabelo”. Também inicie meus experimentos computacionais nesta mesma época.. E, que época!!! Como é de seu conhecimento, tenho alguns exemplares destes “maravilhosos” Z-80. Forte Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.