Esta tecnologia é impressionante apresentada pela NVIDIA, Neural graphics primitives (NeRF) reconstrói cenas 3D a partir de imagens 2D. A técnica utiliza a predição do campo de radiância , ou seja, prevendo a cor da luz que irradia em qualquer direção. Segundo a NVIDIA este princípio computacional é a mais rápida até o presente momento. Assim proporcionando um tempo 1000x menor com renderizações em 1080p em insignificantes milissegundos.
Principais evoluções:
- utilização uma determinada GPU para a tarefa do algoritmo de renderização/treinamento, que são muito mais rápidos do que tensores densos;
- uma eficaz pequena rede neural, mais rápida do que rotinas de multiplicação de matriz de em geral;
- e por último, tecnica da NVIDIA (codificação de grade de hash multiresolução), e disponibiliza uma melhor velocidade/qualidade comparado as outras técnicas.
NeRF utiliza a lib CUDA Toolkit e a biblioteca Tiny CUDA Neural Networks. O código fonte esta disponível nesta página; de acordo com a NVIDIA, a rede neural é leve o suficiente para rodar facilmente em uma única GPU.