“apocalipse quântico” pode ocorrer mais cedo!

A assustadora “criptopocalipse ou apocalipse quântico“, ou o fim da criptografia atual, pode chegar antes do que pensávamos devido aos ASICs de computação em memória, e não por causa dos computadores quânticos. ASICs são chips personalizados, mais demorados e caros de produzir do que chips comuns.

Imagem ilustrativa : Eu com um Asic Miner Bitcoin Butterfly Labs 30gh

Existem pesquisas no uso de ASICs de processamento em memória para potencialmente quebrar sistemas de criptografia de chave pública, mais conhecidos como RSA, de 2.048 bits em tempo real .

A teoria é que, se o processamento e os dados puderem ser combinados na memória, o chamado gargalo de von Neumann pode ser quebrado. Esse gargalo é a latência introduzida por ter armazenamento e processamento separados, e a consequente necessidade de comunicação entre os dois.

MemComputing

O principal problema atual é o “gargalo de von Neumann”, que é a demora causada por armazenar e processar informações separadamente. À medida que os cálculos se tornam mais complexos, o tempo para processá-los aumenta exponencialmente em computadores tradicionais. A criptografia RSA tem sido segura porque fatorar grandes números é muito demorado nesses sistemas.

A pesquisa da MemComputing sugere que seu método pode resolver problemas difíceis mais rápido, tornando possível decifrar o RSA antes da chegada dos computadores quânticos. Embora ainda seja teórico, se for verdadeiro, a criptografia atual pode estar em risco mais cedo devido aos ASICs de computação em memória.

Fonte do paper: https://arxiv.org/pdf/2309.08198.pdf

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.