No dia 21/05/2015 aconteceu a estreia AO VIVO do quadro Super Gêmeos no programa do GUGU na TV Record. O quadro consiste em apresentar os gêmeos univitelinos mais parecidos do Brasil utilizando a tecnologia de reconhecimento/biometria facial. Mas o problema proposto é inverso, pois todos os gêmeos apresentam uma alta taxa de falso positivo, ou seja todos os participantes apresentaram uma taxa acima de 99,94% (ou superior).
Sendo assim o desafio foi encontrar as diferenças matemáticas entre as duplas de irmãos idênticos, resumidamente foi necessário trabalhar com a taxa de falso positivo e falso negativo para uma maior precisão no aspecto comportamental baseado na posição e/ou expressão.
Como consequência do problema proposto,o coeficiente da curva foi ajudado para aplicações de alta segurança para conseguir obter a dupla de irmão com mais distinção e por resultado final os menos parecidos. Para tal tarefa foi utilizado o Certiface que utiliza vários algoritmos em nuvem, junto a decisão em tempo real da rede neural MODOK da OITI TECHNOLOGIES.
Outro desafio foi conter a expectativa como também ficar atento a operação técnica, pois nada poderia dar errado. Como desenvolvemos o projeto inteiro, teríamos o domínio sobre o mesmo, assim permitindo alterações em tempo real com o programa ao vivo. Foi uma experiência peculiar, pois acredito que poucas pessoas diante um programa ao vivo se deparou com o peso da responsabilidade que assumimos neste dia em termos de exposição de um produto tecnológico ao vivo.
Pois tive que me preocupar com a minha postura, dicção com também com toda parte técnica. Por exemplo, se o microfone do apresentador falhar, o problema técnico não é dele. No meu caso tive que me preocupar com todo ecossistema. Mas graças a Deus deu tudo certo. para quem não assistiu, fica no final do post o vídeo:
Especificação técnica do projeto:
- Motor Biométrico: Certiface da empresa OITI TECHNOLOGIES;
- Sistema Operacional: OpenSUSE Linux 12.3 64 Bits;
- Equipamento : Lenovo Y50 com processador i7 com 16GB de RAM;
- Dispositivo de Captura: Intel® Perceptual 3D;
- Motores computacionais: Biblioteca de Visão computacional openCV;
- Linguagem C/C++ com programação multi-nuclear.
Link do Programa: