Notícia do Ano: Módulo da NVIDIA opensource!

A NVIDIA acaba de publicar o módulo do kernel da GPU para o Linux com código aberto sobre a licença GPL/MIT. Após a versão R515, o código fonte está disponível no github https://github.com/NVIDIA/open-gpu-kernel-modules.

Para mim o ano já acabou de notícias boas, pois esta versão é um passo significativo para o mundo de visão computacional no sistema operacional GNU/Linux, assim trazendo uma maior integração com o sistema operacional e com os desenvolvedores da comunidade para contribuírem de volta.

Para provedores de distribuição Linux, os módulos de código aberto aumentam a facilidade de uso, como também melhorar a experiência de distribuição do driver da GPU NVIDIA. A Canonical e a SUSE são capazes de empacotar imediatamente os módulos de kernel abertos com o Ubuntu e SUSE Linux Enterprise Distributions.

Os desenvolvedores terão total transparência do código, isto ajudará a melhorar ainda mais a qualidade e a segurança do driver da GPU NVIDIA. A cada lançamento do driver, a NVIDIA compartilhara o código-fonte no GitHub . Os patches enviados pela comunidade são revisados e, se aprovados, integrados em uma versão futura do driver.

Funcionalidade compatível
A primeira versão dos módulos de kernel da GPU opensource é R515. Será disponibilizado o código-fonte com suas versões completas e empacotadas dos drivers.
Nesta versão de opensource, o suporte para GPUs GeForce e Workstation encontra-se na versão alfa. O modulo do kernel opensource funciona com o mesmo firmware mas devendo obedecer o número da versão.

Opção de instalação
A versão R515 contém versões pré-compiladas do driver de código fechado e dos módulos de kernel de código aberto. O usuário pode fazer a escolha no momento da instalação de qual módulo instalar.A NVIDIA tem trabalhado com Canonical, Red Hat e SUSE na melhor prática de empacotamento, implantação e suporte.

SUSE
“Nós da SUSE estamos animados que a NVIDIA está lançando seu driver de modo kernel de GPU como código aberto. Este é um verdadeiro marco para a comunidade de código aberto e computação acelerada. A SUSE se orgulha de ser a primeira grande distribuição Linux a oferecer esse avanço com o SUSE Linux Enterprise 15 SP4 em junho. Juntos, a NVIDIA e a SUSE potencializam suas necessidades de computação acelerada por GPU em nuvem, data center e borda com uma cadeia de fornecimento de software segura e excelência em suporte.”

Markus Noga, Gerente Geral, Business Critical Linux na SUSE

Mais informações no site original: https://developer.nvidia.com/blog/nvidia-releases-open-source-gpu-kernel-modules/

Bora testar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.