NVIDIA lança chatbot local

A NVIDIA introduziu seu mais recente chatbot, equipado com capacidades de IA local, destinado aos detentores de suas placas de vídeo GeForce RTX séries 30 e 40. A inovação, denominada “Chat with RTX”, é um chatbot para computadores com sistema operacional Windows, desenvolvido com o apoio da tecnologia TensorRT-LLM, e já se encontra disponível sem custos para os modelos mais recentes das GPUs RTX. Esta solução apresenta uma mecânica de operação simples, no entanto, proporciona uma gama de possibilidades bastante ampla para os usuários, oferecendo a vantagem de empregar funcionalidades de chatbot de IA diretamente no local, eliminando a necessidade de conexão com a internet.

Projetado para funcionar como um sistema local e personalizável, o “Chat with RTX” assegura disponibilidade contínua no computador do usuário sem exigir acesso à internet. A personalização da experiência do usuário é viável através do uso de um conjunto de dados armazenado localmente no PC, sendo compatível com a maioria das GPUs das séries RTX 40 e RTX 30.

O “Chat with RTX”, viabilizado pelo software TensorRT-LLM & Retrieval Augmented Generation (RAG) da NVIDIA, foi lançado para PCs Windows no ano anterior, garantindo compatibilidade com todas as placas GeForce RTX séries 30 e 40 que possuem no mínimo 8GB de VRAM. Para os proprietários de placas compatíveis da NVIDIA, é possível realizar o download gratuito do “Chat with RTX” através do site oficial da empresa. Os usuários têm a possibilidade de vincular o chatbot a um acervo de dados local no PC, abrangendo formatos como .txt, .pdf, .doc, .docx, .xml, utilizando modelos de linguagem avançados, como Mistral e Llama 2, sendo necessário para isso os sistemas operacionais Windows 11 ou Windows 10 e os drivers mais recentes de GPU da NVIDIA para um desempenho otimizado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.