YOLO v9 Chegou!


O YOLOv9 surgiu dia 21 de fevereiro de 2024 pelos pesquisadores Chien-Yao Wang, I-Hau Yeh e Hong-Yuan Mark Liao, no artigo “YOLOv9: Learning What You Want to Learn Using Programmable Gradient Information”, este modelo demonstrou uma precisão superior em comparação aos modelos YOLO antecessores.

O YOLOv9 representa um avanço significativo na detecção de objetos, superando o desempenho do YOLOv8 com inovações como o Programmable Gradient Information (PGI) e a arquitetura Generalized Efficient Layer Aggregation Network (GELAN). O PGI permite a preservação completa da informação de entrada, essencial para a atualização eficaz dos pesos da rede, enquanto a GELAN melhora a eficiência dos parâmetros. Testado no dataset MS COCO, o YOLOv9 mostrou-se mais eficiente e preciso que seus predecessores, utilizando menos parâmetros e cálculos. O código-fonte e as instruções foram disponibilizados pelos autores, embora algumas versões dos pesos e licenças estejam pendentes.

Fonte:
Melo Júnior, José Carlos de. “YOLOv9: Aprenda a Detectar Objetos”. Blog do Sigmoidal, 24 fev. 2024. Disponível em: https://sigmoidal.ai/yolov9-aprenda-a-detectar-objetos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.